A Laicidade do Estado Brasileiro, de Joana Zylbersztajn, será lançado na Vila Madalena

O livro A Laicidade do Estado Brasileiro, será lançado nessa terça (28), as 19h, no Bar Sabiá que fica na Vila Madalena. O livro trata-se da sua teste de doutorado de  Joana Zylbersztajn. Abaixo segue a nota de lançamento:

conviteO princípio da laicidade relaciona-se com liberdade, igualdade e democracia. O complexo conceito de Estado laico compreende a sua separação da religião e a garantia de direitos fundamentais. A partir destas reflexões, Joana Zylbersztajn busca analisar a laicidade do Estado brasileiro e o que isso realmente significa.


Não é tarefa fácil. Neste livro, Joana retoma o histórico do tema no país, avalia o que o texto constitucional determina, o papel das instituições democráticas e visualiza diversas situações concretas relacionadas. Trata-se de um rico material para debater a questão abertamente e trazer parâmetros mais claros para que a laicidade do Estado possa ser pensada e repensada por cidadãos, gestores públicos, políticos e religiosos na busca de um convívio social harmonioso e democrático, em que todos possam exercer sua religiosidade de forma livre e igual.


Ainda há um longo caminho a ser percorrido para que o Brasil se consolide como um Estado verdadeiramente laico. Além do contexto teórico que o livro traz, há uma série de análises concretas sobre políticas públicas, normativas, decisões judiciais e procedimentos públicos que indicam as falhas que precisam ser superadas neste necessário avanço histórico para o país

Deixe seu comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pular para a barra de ferramentas