Comitiva de New Jersey Visita Alba por Interlocução de Bira Corôa

 Grupo tem objetivo de fortalecer laços de cooperação e garantir apoio para o festival “Mês da herança Brasileira”

O presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Bira Corôa, foi o responsável pela interlocução que proporcionou visita de uma comitiva da cidade norte-americana Newark – New Jersey-EUA – ao presidente da Casa, deputado Ângelo Coronel. A vinda do grupo à Bahia é resultado da articulação do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e tem por objetivo a abertura de diálogos que possibilitem intercâmbios comerciais, culturais, educacionais, entre outros, para afrodescendentes. O encontro pautou também o apoio do Poder Legislativo baiano ao “Mês da Herança Brasileira”, festival que será realizado este ano nos EUA.

“Para Bira Corôa, as semelhanças étnicas, já que New Jersey é o segundo estado norte-americano em população negra, sociais e culturais entre aquele estado e a Bahia favorecem o estabelecimento de uma forte relação de cooperação mútua. “A vinda da comitiva é um momento ímpar para a cultura, a educação e o empreendedorismo dos dois estados. É uma importante possibilidade de troca de experiências e abertura de espaços de investimentos. Com certeza é um novo horizonte que se abre para estudantes, produtores culturais, músicos, entre outras áreas que marcam a identidade baiana, além de ampliar a inserção e publicidade das riquezas da nossa cultura”, destaca o parlamentar.

De acordo com Ligia Freitas, assistente sênior da gestão municipal de Newark, que durante o encontro atuou como porta-voz daquela Prefeitura, esta será a primeira vez que o governo entra como um dos realizadores da ação, o que possibilitou a ampliação do festival para 30 dias. Naquela região, com interlocução de empresários e da iniciativa privada, já são realizados o Brazil Week e o Brazilian Day.

Em sua fala, o presidente da Casa manifestou apoio à iniciativa, além de destacar a atuação do deputado Bira Corôa em suas bandeiras de luta que, segundo ele, está sempre focada na busca da igualdade e melhores condições de vida e mais oportunidades para a população negra.

O grupo em visita à Alba contou ainda com a presença dos empresários Junius Williams – advogado, educador e músico responsável por um instituto de formação gratuita de pais, alunos e professores, que visa melhorar e defender a educação pública – , Jackie Harris – produtora cultural, atua como diretora executiva da Fundação Educacional Louis Armstrong (Nova York), e uma das principais divulgadoras do jazz no mundo, e Silvana Magda, Ceo e produtora Brazil Week. Completou a comitiva o coordenador nacional do CEN, Marcos Rezende, e Ademir Santos, militante das causas da comunidade negra na Bahia, com passagem pelo Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado (CDCN).

Na Bahia, a comitiva já realizou encontros estratégicos com secretários estaduais, como Fabya Reis (Sepromi), e representantes da gestão municipal de Salvador. Convênio de cooperação para a realização de intercâmbio cultural de estudantes foi firmado com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB).


Fonte: http://biracoroa.com.br/artigo/1427-comitiva-de-new-jersey-visita-alba-por-interlocucao-de-bira-coroa.html

Deixe seu comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pular para a barra de ferramentas