Convergência Negra promove plenária nacional em Salvador neste sábado

 

A Convergência Negra, articulação política que reúne entidades nacionais do movimento negro brasileiro, realizará uma plenária nacional em Salvador no próximo sábado, 1º de julho, com o objetivo de avaliar suas ações.

O encontro promoverá a reunião de diversas lideranças do movimento negro brasileiro, que, articulados no espaço político da Convergência, debaterão aspectos político conjunturais e diretrizes para o fortalecimento da população negra brasileira e mundial, a fim de chegar à superação do cenário de avanço das posturas conservadoras.

A Convergência Negra, por meio do conjunto de entidades que a compõem, tem apresentado posturas críticas a esse avanço do conservadorismo sobre direitos duramente conquistados pela população brasileira e que afetam direta e majoritariamente a vida dos negros e negras.

O capital conservador – que se utiliza do racismo, do machismo, da LGBTfobia e de outras formas de violências e opressão para impor a continuidade dos privilégios que se concentram exclusivamente sob o domínio das classes senhoriais – se constitui como principal alvo das ações de descolonização e enfrentamento ao racismo patrocinadas pela Convergência Negra.

Afim de ampliar os debates raciais em torno das lutas pela democracia brasileira e garantir a união de forças em prol de direitos para as populações negras, os/as ‘convergentes’ realizarão essa plenária nacional, marcada para ocorrer no Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento de Desenvolvimento Rural, na Rua Dorival Caymmi, nº 15.649, bairro de Itapuã, em Salvador.

A programação, que terá início às 9h, contará com um debate de conjuntura, balanço da atuação da Convergência Negra e as perspectivas e proposições organizativas para o futuro da articulação. A Plenária culminará em um ato político da Convergência Negra, no dia 2 de julho, dia que marca a independência da Bahia e do Brasil.

No protesto, batizado de “Basta de Extermínio da Juventude Negra”, os membros da organização percorrerão os caminhos trilhados pelos heróis e heroínas da luta pela libertação do povo brasileiro.

O QUE – Plenária Nacional da Convergência Negra
QUANDO – 01/07/2017 – 9h
ONDE – Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento de Desenvolvimento Rural – Rua Dorival Caymmi, nº 15.649, Itapuã, Salvador/BA

Culminância da Plenária: Ato Político – Basta de Extermínio da Juventude Negra – no dia 02 de julho – Concentração na Lapinha – Salvador/BA, 9h

 

WhatsApp Image 2017-06-27 at 12.49.29

Deixe seu comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pular para a barra de ferramentas