Convergência Negra…

O 20 de Novembro Unificado, sob a égide da Convergência Negra, repetiu o sucesso neste ano de 2017. Nosso povo negro bailou ao som das músicas e das falas promovidas pelas(os) negras e negros que têm feito a luta em combate ao racismo.

As músicas e as falas sintetizaram o desejo de mudanças estruturantes, no cenário político brasileiro, que tem ampliado o abismo da desigualdade racial no país e desmantelado os direitos duramente conquistados pela população negra.

O avanço do capital conservador e as suas nefastas consequências, ganharam força no mundo e, no Brasil, o contexto de golpe que se instalou, após o impeachment da presidente Dilma Rousseff, reverberou na destruição das políticas de promoção da igualdade racial e no recrudescimento das posturas escravocratas das casas grandes brasileiras.

Terreiros de Candomblé tem sido, cada vez mais, alvo do racismo religioso, com destruição de seus templos e, os homicídios de lideranças religiosas, têm sido recorrentes. O número de jovens negros exterminados e encarcerados pela guerra às drogas, aumenta assustadoramente.

Na mesma perspectiva, a violência contra as mulheres e a LGBTfobia, alcançam índices que retratam a dimensão do machismo e da homofobia que, somados ao racismo, estruturam as bases do Estado brasileiro.

A postura do (des)governo golpista de Temer tem articulado, juntamente com seus comparsas congressistas da direita, do Judiciário e da “grande mídia” (que encontra seu principal e pior expoente na rede globo), a redução da maioridade penal, a retirada dos direitos trabalhistas e previdenciários e o privilégio aos latifundiários em detrimento dos Povos e Comunidades Tradicionais, inclusive apoiando a destruição da regularização fundiária quilombola, por meio da ADIN, contra o Decreto 4.887 e da criminalização de lideranças.

Nenhum destes golpes, passou. Continuaremos firmes na luta! Não vamos esmorecer! Vamos fazer Palmares de novo!

Viva Dandara!
Viva Zumbi!
Viva o povo negro!

Assista ao vídeo: 


Coletivo de Entidades Negras – CEN

Deixe seu comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pular para a barra de ferramentas