Dia das Baianas é comemorado com muita alegria em Salvador e enfrentamento à Violência contra a mulher

 

 

Marcio Alexandre, com a colaboração de Gabriela Lima

Durante os festejos promovidos pela Abam, o CEN apresentou a campanha, distribuiu panfletos e brindes às pessoas presentes

Mais simbólico impossível, o dia 25 de novembro  é a data em que se comemora o Dia Nacional da Baiana de Acarajé, mulheres que representam a luta e resistência da mulher, notadamente as negras, às opressões, às  intolerância e ao desfavorecimento com o sexo feminino.

O tema desse ano, tratando da violência contra a mulher, encaixou-se perfeitamente e possibilitou uma intervenção do CEN, em parceria com o Instituto Avon, buscando conscientizar o público presente da importância do enfrentamento à violência contra a mulher.

O evento começou as 9h, na Praça da Sé no Monumento da Cruz Caída, onde  fica o Memorial das Baianas, com  presença de religiosos do candomblé, baianas de acarajé, babalorixás e yalorixás, filhas e filhos de santo  mostrando que têm muito orgulho de sua história, de seus antepassados e das suas mães,avós,bisavós baianas de acarajé; a presença dos Grupos de samba de roda, partido alto: Samba de Verdade, Grupo Caldo de Cana etc., pessoas amantes do samba baiano, além de muitos turistas. O evento trouxe a diversidade da Bahia e do mundo para o Memorial das Baianas.

Segundo Rita Santos, presidente da Abam (Associação das Baianas de Acarajé e Mingau) ”A igualdade de gêneros tem que existir, a mesma capacidade que o homem tem pra assumir um cargo feminino a mulher também tem e esse preconceito tem que acabar não deve existir mais isso.” Ela também ressaltou a alegria de a Abam estar envolvida com a campanha A Mudança Começa Quando o Silêncio Termina para que “a sociedade desperte para esse problema que não é só da mulher, pois o homem agressor é um homem com sérios problemas emocionais e de auto-estima’.

Após as atividades da Abam a equipe do CEN se encaminhou para as entradas do Elevador Lacerda que se iluminou de laranja dando, oficialmente, o início da campanha na cidade de Salvador.

| Imagens: Israel Fagundes |

Deixe seu comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pular para a barra de ferramentas