Dia Internacionanl de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, foi criado pela Organização Nações Unidas(ONU) e é celebrada em 21 de março. A criação da data está relacionada com um protesto ocorrido no dia 21 de março de 1960 em Sharpeville, uma cidade negra nos arredores de Johannesburg, na província de Gauteng, na África do Sul, realizado pelo PAC (Congresso Pan-Africano). O protesto questionava a Lei do Passe, que obrigava os negros a carregarem um cartão que identificava em que lugares eles podiam circular, como parte do sistema do Apartheid.

Cerca de vinte mil negros marcharam calmamente, num protesto pacífico. Mas, apesar do caráter pacífico da manifestação, a polícia sul-africana brutalmente atacou a marcha impiedosamente com rajadas de metralhadoras, o Massacre de Sharpeville resultou na morte de 69 negros, com cerca de 180 feridos.

O Coletivo de Entidades Negras compreende que o genocídio do povo negro, mata diariamente tanto quanto o Massacre de Sepharville e desenvolve atividades para trazer a consciência aos jovens, que são as maiores vítimas desses atos, de como podemos lutar para combater o preconceito e o extermínio do nosso povo.

Deixe seu comentário
Pular para a barra de ferramentas