Dialogando entre as comunidades tradicionais de terreiros

CEN e demais entidades representativas, das religiões afro-brasileiras, promovem diálogos entre as comunidades tradicionais de terreiros.

COMUNIDADE DE TERREIRO!!! COMUNIDADE QUE NÃO É DE TERREIRO!!!

O que está em pauta, não diz respeito apenas às comunidades de terreiro, diz respeito a todos que acreditam no princípio da DEMOCRACIA.

O Recurso Extraordinário nº 494601/RS, que está prestes a ser julgado, no STF, diz respeito à cultura milenar, tradicional, de um povo que foi arrancado de sua terra para ser escravizado em nosso país. Os negros, que trouxeram em sua essência o culto aos Orixás, Inkissis, Vodúns, que aqui criaram o Candomblé, a Umbanda…, que aqui deram o seu suor, seu sangue, sua vida, para a construção deste país, que não foram respeitados como seres humanos e, mesmo ainda, à margem da sociedade, lutam por um país melhor e acreditam na democracia, hoje se deparam com mais uma das atrocidades “do senhor do engenho”.

É totalmente contrário ao princípio de democracia, a violação da “liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias”. Nós não inventamos!!! Consta no artigo 5º – inciso VI da Constituição Federal. A intervenção do Estado, na religião de um povo, de uma comunidade, fere o princípio da neutralidade, que diz respeito ao Estado, não intervir na religião e, a religião, não intervir no Estado.

A decisão do Estado, diante de ação litúrgica de uma comunidade, que não fere nenhum princípio legal, deve ser vista para além do Recurso Extraordinário nº 494601/RS. O que se está construindo por trás desta ação? Qual o objetivo? Exterminar com qualquer religião, culto ou devoção que não seja a dos senhores de engenho? RETROCESSO!!!!!! Já somos perseguidos, o que querem…regulamentar esta perseguição?

NÃO NOS IMPORTA SE VOCÊ É DE TERREIRO OU NÃO, DESDE QUE LUTE PELA DEMOCRACIA, POR UM PAÍS JUSTO E DIGA NÃO AO RETROCESSO!! VENHA PARTICIPAR DE NOSSAS REUNIÕES!!!


Coordenação do CEN/BA

Deixe seu comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pular para a barra de ferramentas