Movimentos sociais organizam programação para o mês da consciência negra

Martvs Chagas explica que, até o dia 20, serão desenvolvidas mais de 40 ações, como atividades cultuais, rodas de conversa, apresentações e simpósios. (Foto: Leonardo Costa)

Abertura acontece nesta quarta-feira, às 10h, no calçadão da Rua Halfed, com instalação em homenagem aos jovens negros mortos na cidade neste ano

Iniciando a programação organizada pelo movimento negro “Convergência Negra” e pela Secretaria Estadual de Educação para o Mês da Consciência Negra, será aberta nesta quarta-feira (1º), às 10h, no Calçadão da Rua Halfeld, a instalação denominada “Vidas Negras Importam”, em homenagem aos mais de 100 jovens negros mortos na cidade neste ano. Segundo o coordenador do movimento Convergência Negra, Martvs das Chagas, o objetivo é sensibilizar a sociedade no sentido de repudiar o alto número de homicídios em nossa cidade e a escassez de equipamentos e de políticas públicas para a juventude.

Durante todo o mês, até o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, o grupo organiza atividades diárias em diferentes bairros e instituições de ensino da cidade, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino. “A cada dia teremos uma ou duas atividades diferentes. Até o dia 20, vamos desenvolver mais de 40 ações, como atividades cultuais, rodas de conversa, apresentações e simpósios, mobilizando a sociedade, alunos e o Poder Público”, explicou Martvs. A programação completa será anunciada nesta quarta-feira.

De acordo com coordenador, o encerramento da programação acontece no dia 20, com uma marcha que contará coma presença da secretária de Estado de Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos, e com audiência pública organizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que debaterá a mortalidade de jovens negros e a disparidade social na cidade. O evento acontece às 17h, no prédio da OAB/Juiz de Fora, localizado na Avenida dos Andradas, 696, Bairro Jardim Gloria.

 

 

Deixe seu comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pular para a barra de ferramentas