Nota do Coletivo de Entidades Negras sobre o atentado homofóbico em Orlando

É com pesar que o CEN recebeu os relatos do atentado contra pessoas LGBT presentes na boate Pulse, em Orlando nos Estados Unidos. O ataque, motivado sobretudo pelo ódio, subtraiu as vidas de 50 pessoas e deixou pelo menos outras 53 feridas. O anúncio pelos noticiários locais revelam, através da declaração do pai do autor dos disparos, que a repulsa do mesmo contra a expressão do afeto entre pessoas do mesmo sexo motivou o seu ato homofóbico.

Os reiterados discursos de ódio que atingem a comunidade LGBT, mas também mulheres, negras e negros, povos de comunidades tradicionais e religiosidades de matriz africana é o mesmo. Ele opera no sentido da aniquilação do diferente, da subtração da diversidade humana, numa tentativa fatal de padronizar comportamentos, estilos e formas de vida.

Neste sentido, nos posicionamos a favor do resguardo a todas as formas de experimentar a vida respeitando os credos, cores, gêneros, etnias, idades, territorialidades e sexualidades. A promoção da igualdade racial só é possível sob um olhar interseccional da vida. Acreditamos que só protegendo a diversidade enquanto um valor democrático é que alcançaremos um mundo livre de toda e qualquer forma de violência e opressão.

Deixe seu comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pular para a barra de ferramentas