Nota Pública contra a prisão de Militantes do Movimento Negro

O Coletivo de Entidades Negras, lança uma Nota Pública de Denúncia contra o desaparecimento de militantes negros em Salvador, segundo o relato, eles tentavam retornar para a casa de táxi, os taxistas não quiseram levá-los e acabaram sendo detidos pela polícia após um acaloramento de ânimos.

Os amigos logo começaram a movimentação via redes sociais e após essa movimentação, o Assessor Especial da SEPROMI informou que os jovens estão na Central de Flagrantes do Iguatemi.

NOTA PÚBLICA – DENÚNCIA

O COLETIVO DE ENTIDADES NEGRAS – CEN, vem denunciar publicamente a prisão dos jovens Willian Ferreira Souza Costa e José Eduardo de Souza Machado, este último jornalista, educador popular e militante do Movimento Negro, em ato praticado por um patamo da Polícia Militar na tarde de hoje na cidade de Salvador.

Vamos aos fatos: Willian, Eduardo e suas respectivas companheiras, saíam da praia na tarde de hoje, praticamente feriado por causa do São João, e tentaram várias vezes que um taxi os transportasse às suas casas. Após diversas negativas, os animos se alteraram e, ao discutirem com os taxistas, o que fez a patamo lhes dar voz de prisão e até o momento seus familiares não têem sequer a informação de onde eles estão.

WhatsApp-Image-20160623 (1)
Eduardo Machado

Tornamos pública esta denúncia porque na gênese deste problema está o racismo do concessionário de um serviço público que se nega a transportar pessoas negras e da polícia que entende o negro sempre como algoz e não vítima de violência.

Efetivamente, o único crime cometido por esses jovens é a cor da pele e agora rogamos para que os policiais sigam os procedimentos legais para que Willian e Eduardo não venham se somar às tristes estatisticas de mortos e desaparecidos pelo Estado que deveria defendê-los como cidadãos e os criminaliza como se bandidos fossem

Salvador, 23 de junho de 2016

COLETIVO DE ENTIDADES NEGRAS – CEN

Marcio Alexandre M. Gualberto