Olhares femininos no cinema negro

Os olhares femininos no cinema negro serão o tema da mostra Viva o Cinema, promovida pelo Centro Afrocarioca de Cinema, a partir desta terça-feira, na Lapa. Serão duas sessões, às 17h30m e às 19h, de terça a quinta, com debates e apresentações de cineastas brasileiras. Para acompanhar, culinária afro brasileira, a cargo de Maria Julia Ferreira, da Angurmê, com comidinhas e caldos entre R$ 5 e R$ 10.

A meta é  ampliar a divulgação de filmes africanos, incentivando o intercâmbio cultural – nacional e internacional – entre os jovens que participam dos projetos e frenquentam o ponto de cultura.

O primeiro filme da mostra é o chileno “Sweet Honey Chile”, de 2013, às 17h30m. Também está em cartaz “The New Black”, longa americano do diretor Yoruba Richen, que mostra como a comunidade afro-americana percebe os direitos homossexuais.

– Acreditamos que as expressões culturais de raízes populares, são responsáveis pelas formas mais contemporâneas de transformação e neste momento político tão forte e caótico que passamos em nosso país, onde nossas conquistas se veem ameaçadas, trazemos o Empoderamento das Mulheres que assumiram as atividades do Centro Afrocarioca de Cinema desde 2013 – diz Biza Vianna, diretora executiva do projeto.

O projeto vem sendo traçado ao longo dos Encontros de Cinema que acontecem desde 2007, sob a curadoria de Zózimo Bulbul (2007 a 2012) e de Joel Zito Araújo (2014 e 2015).  Grátis. O Centro Afrocarioca de Cinema fica na Rua Joaquim Silva, 40.

Via O GLOBO.

Deixe seu comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pular para a barra de ferramentas