ONU Mulheres exibe documentário sobre machismo em Salvador

O documentário “Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero” foi exibido na terça-feira, 1° de novembro, em um cinema de Salvador em evento organizado pela Entidade das Nações Unidas Para a Igualdade de Gêneros e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia, empresas e outras organizações.

Segundo os criadores do filme, o documentário tenta aproximar os homens do tema da desigualdade entre eles e as mulheres. Entre os espectadores, jovens estudantes, mulheres e homens demonstravam surpresa, emoções e concordância com as falas dos entrevistados do filme.

O estudante do ensino médio Vadson Santana da Silva, 27 anos, disse que o machismo atinge também os homens e ele diz ter percebido isso quando passou a participar de oficinas e trabalhos em grupo sobre o preconceito e a intolerância. “O filme me deixou bastante a refletir. Eu vou trazer algumas coisas para a sala de aula e debater. Porque, na verdade, na sala tem muita gente ainda preconceituosa, que se diz ser algo, mas não faz.”

Para a estudante Lorença de Jesus, 16 anos, o ambiente escolar é um dos locais em que o discurso machista mais se repete, como reflexo do ambiente doméstico. “No colégio ou na rua, só porque colocamos um short curto chamam a gente de vagabunda e nos julgam por isso. Nas ruas, há lugares por onde eu passo, até na frente do meu colégio, que me assediam, falam coisas que me dão muito medo.”

O filme tem relatos de especialistas, representantes da sociedade civil e de instituições de defesa da igualdade de gênero sobre as dificuldades que as mulheres ainda encaram, no dia a dia, no Brasil e no mundo. Além disso, destaca a ideia de que o machismo é maléfico não apenas para as mulheres, mas também para os homens que, segundo os entrevistados, acabam se adequando a estereótipos sexistas em detrimento da própria personalidade.

Via Portal Comunique-se

Deixe seu comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pular para a barra de ferramentas