Parabéns Tatá Ricardo!

Com mais de 20 anos de existência, o Unzó Tateto Lembá foi tombado hoje (10/05/2016) pela Prefeitura Municipal de Camaçari/BA. O processo para o tombamento e os estudos que o compõem duraram mais de 6 anos e foram fruto da luta do Sacerdote da Casa e Coordenador do Coletivo de Entidades Negras no Município de Camaçari, Táta Ricardo Tavares.

Táta Ricardo, como é conhecido por toda a comunidade, iniciou esta luta quando exerceu o mandato de Conselheiro de Cultura do Município, pautando a necessidade de um instrumento legislativo em nível municipal que garantisse a salvaguarda do patrimônio material e imaterial da cultura camaçariense. Foi a partir das batalhas do então Conselheiro de Cultura e Sacerdote do Terreiro de Lembá que surgiu a Lei Municipal n° 1.088/2010.

O Terreiro de Lembá foi tombado por meio do Decreto Municipal n° 6.393/2016 e é o 1° Terreiro de Camaçari a ser patrimonializado pela Prefeitura do Município. Para Táta Ricardo, o tombamento do Unzó Tateto Lembá significa um grande ato de combate à intolerância religiosa por meio do reconhecimento de um templo religioso de matriz africana e pela afirmação da laicidade do Estado.

Deixe seu comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pular para a barra de ferramentas