Plenária do OPPD no RJ enche auditório

 

image

 

A plenária do Observatório Popular de Politicas sobre Drogas – OPPD Racial no Rio de Janeiro lotou o auditório do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine), no prédio da Central do Brasil, em um dos pontos mais​ movimentados da capital fluminense. Questões como o genocidio/extermínio da juventude negra, as alternativas ao proibicionismo que avança sobre as drogas e a inclusão das comunidades com efetividade nesse debate foram discutidas.

Organizada pela coordenadora estadual do Coletivo de Entidades Negras (CEN) no Rio, Gayaku Deusimar, a atividade contou com a presença de diversas autoridades políticas, como o ex-ministro do Trabalho, Brizola Neto (PDT), o presidente do Cedine, Luiz Eduardo Negrogun, os deputados estaduais Marta Rocha e Waldeck Carneiro, a diretora de igualdade racial da OAB-RJ e desembargadora, Ivone Caetano, os representantes da Redes da Maré Thais Custódio e Henrique Gomes, o coordenador geral do CEN, Marcos Rezende, entre outras figuras importantes para o debate racial, de drogas e dos direitos humanos.

Entidades como a União dos Negros Pela Liberdade (Unegro) e o Movimento Negro Unificado (MNU) também enviaram representantes, que ajudaram na organização do debate, que relacionou o racismo à brasileira e a política de drogas que afeta a população negra nas periferias e favelas das grandes metrópoles brasileiras.

Diálogos

Na ocasião da visita ao Rio, a equipe do OPPD Racial aproveitou para visitar a comunidade do Complexo da Maré, área que compreende 16 favelas no total. Lá, foram estabelecidos diálogos com a Redes da Maré para que haja a participação do grupo na construção do observatório popular.

A conversa compõe uma série de diálogos que o CEN vem realizando para que a execução do Observatório de Políticas sobre Drogas seja feito em parceria com as entidades nacionais do movimento negro, iniciativas das comunidades afetadas pelo comércio de entorpecentes, atores sociais diversos que debatem o tema com um olhar antiproibicionista etc.

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

 

 

 

image

 

 

image

Deixe seu comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pular para a barra de ferramentas