Recital Político Cultural Pelas Vidas Negras homenageia Marielle Franco

A vereadora carioca Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada a tiros há 40 dias, ao lado do motorista Anderson Gomes, será a homenageada da próxima edição do ‘Recital Político Cultural Pelas Vidas Negras’, que acontecerá neste sábado, 28 de abril, a partir das 14h, na Praça Pastores da Noite, no Pelourinho.

O evento, promovido pelo grupo Vitrine Cultural e pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN), contará com a apresentação de poetas, músicos, grupos de dança e outras manifestações culturais voltadas para o debate do direito da juventude negra à vida.

Ao mesmo tempo, explica o produtor cultural John Billys, idealizador da ação, a oportunidade servirá para denunciar as violências do estado contra esses jovens da periferia. “Eles podem buscar desesperadamente silenciar as vozes de quem atua na defesa dos direitos humanos, a exemplo do que aconteceu com Marielle, uma mulher negra, periférica, jovem e lésbica. Mas nós estaremos sempre na luta, para expor a violência do Estado e apontar as nossas demandas”, afirma Billys.

A expectativa, contou ele, é de um público jovem que enxerga nas artes e na cultura o canal para falar das dores do racismo e lutar pela própria existência. 

Entre as apresentações programadas, está um pocket-show com o cantor Jamm Brito, filho da Ladeira da Preguiça; uma peça teatral em tributo a Marielle Franco; além de oficinas de poesia com o poeta Luck Bahia e a poetisa Winnie Lorena.

A programação também inclui um desfile de moda da grife Nayam Bing Afro, a apresentação do grupo de dança Ballet Movimento Envolvente, seguido de um bate-papo sobre política e a conjuntura da luta antirracista com uma das coordenadoras de juventude do CEN, Suzany Varela, e com a militante do PSOL Isadora Salomão.

Deixe seu comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pular para a barra de ferramentas