“Vamos fritar os macacos”: Publicação racista é condenada pela FPF no peru

Na última quarta-feira (8/6), a Federação Peruana de Futebol (FPF) condenou através das redes sociais a publicação do jornal peruano Todo Sport que diz “vamos fritar os macacos”. O texto do veículo diz respeito ao Equador, que empatou na noite do mesmo dia com o Peru por 2 a 2, em jogo válido pela segunda rodada da Copa América Centenário.

Segundo o UOL, a nota diz que a federação rejeita qualquer tipo de racismo. Além disso, enfatiza o fato de os dois países serem rivais esportivos, mas nunca inimigos. A manchete também pegou muito mal entre os internautas, que se manifestaram chamando o incidente de “racismo”, “vergonha total” e “falta de humanidade.

A troca de ofensas entre a população dos países é antiga. No Peru, a palavra macaco é frequentemente utilizada para chamar os equatorianos, enquanto no Equador é comum utilizar a palavra galinha para se referir aos peruanos.

Em comunicado no Facebook, o jornal peruano pediu desculpas pela capa considerada racista. O veículo informa que usou uma frase popular, sem ter a menor intenção de prejudicar alguém.  ”

“A equipe de jornalistas do Todo Sport está totalmente comprometida com a luta contra o racismo e a discriminação, por isso rechaçamos qualquer insulto contra nossos irmãos do Equador, por isso expressamos nossas desculpas e reiteramos apreço por eles”.

Deixe seu comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pular para a barra de ferramentas