Livro infantil questiona preconceito contra fios cacheados e crespos

A expressão “cabelo ruim” é constantemente utilizada em alusão a cabelos crespos ou cacheados. Na raiz desse preconceito, o padrão que instituiu os fios lisos como ícones de beleza e modelo a ser seguido. Nesse sentido, o livro infantil “Cabelo bom é o quê?” busca romper com a lógica discriminatória, mostrando às crianças que, ao contrário do que ainda diz grande parte das pessoas, todos os tipos de cabelo são bonitos.

– São inúmeros os exemplos de preconceito vivenciados pelas crianças devido a esta expressão, cabelo ruim, que é comum em todo o Brasil. Qual o impacto disso na autoestima das crianças?- questiona o autor do livro, Rodrigo Goecks.

O livro traz figuras de crianças com cabelos de diversas cores e tamanhos ilustrando frases como “Se é assim, todo cabelo é bom!/ Cada um do seu jeito, /Cada um com seu direito/ Grande, pequeno, liso ou enrolado”. Como parte da ação, 300 exemplares serão doados para a Escola Municipal Abelardo Chacrinha Barbosa, na Rocinha.

– Criamos a campanha #cabeloboméomeu, com o livro, um vídeo e a hashtag para elevar a autoestima das crianças cacheadas e crespas, fortalecendo a relação delas com seu cabelo e, consequentemente, com a sua identidade- explica Goecks.

Com 24 páginas, o livro infantil está disponível em uma loja on-line e tem um valor menor para escolas públicas e professores.

Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/livro-infantil-questiona-preconceito-contra-fios-cacheados-crespos

Deixe seu comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pular para a barra de ferramentas