Marcha contra violência de jovens negros e negras no subúrbio acontece hoje, confira programação

Os altos números referentes ai feminicídio, extermínio e hiperencarceramento da juventude negra vem preocupando de maneira alarmante. É nessa perspectiva de Basta!, que acontecerá nesta quarta-feira (20) a Marcha Incomode, que acontecerá no Subúrbio de Salvador, a partir das 15h. Dentre as reivindicações, está a criação de uma CPI para investigar o extermínio de jovens negros no estado da Bahia.  Evento marca a construção do Coletivo Incomode.

Dados do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência 2017 revelam que o risco de um jovem negro ser vítima de homicídio na Bahia é 3,6 vezes maior que o de um jovem branco. Já o Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra que, nos anos de 2015 e 2016, a grande maioria das vítimas de atuação da polícia no Brasil são negras, num percentual de 76,2%.

A marcha tem como objetivo alertar a população e chamar a atenção do poder público para o alto índice de violência sofrida cotidianamente pela população negra.  A caminhada partirá da Praça do Lobato sentido ao Parque São Bartolomeu. Além do ato de conscientização, a ação também contará com um Sarau Cultural após a marcha.

Com a criação do Coletivo Incomode, será instaurada mais uma forma de luta contra o RACISMO, sobretudo contra o Genocídio da população negra do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A ideia é que o coletivo se expanda pela capital baiana, dando voz às mães, jovens e familiares do terrorismo perpetrado pelo estado brasileiro, fazendo o contraponto com monitorias, pesquisas e denúncias ás instituições de direitos humanos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÂO:

15H – Marcha Incomode: Contra o Extermínio, o Feminicídio e o Hiperencarceramento da Juventude Negra, da Praça do Lobato ao Parque São Bartolomeu.

18H – Sarau Incomode: Batalha de MC’s, recital poético e apresentação de Artistas populares do Subúrbio.

Para mais informações acesse a página do evento.

https://www.facebook.com/events/867424036781925/?ti=cl

 

Deixe seu comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pular para a barra de ferramentas